quarta-feira, 26 de abril de 2017

Montando ambiente de desenvolvimento do Xamarin

Olá pessoal o/, hoje estarei ensinando vocês a como montar o nosso ambiente de desenvolvimento do Xamarin e XF(Xamarin Forms).

Antes de tudo precisamos instalar o nosso foderoso Visual Studio community 2017.

Para o Xamarin poder ser instalado vocês precisam marcar a opção de desenvolvimento móvel com .NET na tela de instalação, e se quiser instalar o SDK do android ou emuladores do windows você pode marcar ali as opções na parte opcional no canto a direita, após isso é só clicar em instalar e aguardar.



Após a instalação vamos abrir o visual studio e verificar algumas coisas, clique em ferramentas e em seguida em opções.



Procure por Xamarin, deve estar pertinho do fim da lista, e em seguida clique em configurações do Android.



Precisamos ter certeza que nessas pastas do SDK e JDK são as que realmente estão instaladas no nosso computador, no meu caso não era, eu já tinha feito uma instalação do Android Studio e minha pasta do SDK coloquei no disco local D, então vocês precisam verificar e alterar o caminho se for preciso, e se não tiverem nenhum SDK instalado e o Visual studio não tiver instalado pra vocês, então vocês vão precisar baixar no site do Android e realizar a instalação.

E se estiverem com um dispositivo mac na rede, vocês conseguem utilizar ele para dar deploy e builds no projeto IOS, basta configurar ele clicando em configuração do IOS.

Agora vamos criar um novo projeto para verificar se nosso ambiente está realmente funcionando, clique em arquivo, novo e projeto ou simplesmente utilize o atalho dr criação de novo projeto ctrl + shift + n.



Vamos escolher tipo de projeto cross platform e selecionar o aplicativo multi plataforma (Xamarin.Forms ou Nativo).



Vamos escolher o aplicativo em branco, e marcar as opções de Xamarin.Forms e Biblioteca de Classes Portátil (PCL).



Se estiverem utilizando o Windows 10 como eu, o visual studio vai perguntar qual vai ser a versão minima e máxima do SDK do windows para o projeto UWP(Universal Windows Platform).



Logo em seguida vai ser pedido para você ativar o modo de desenvolvedor do windows, para poder dar deploy e debug do projeto UWP no seu próprio projeto windows.



O visual studio vai gerar um projeto para cada plataforma e um projeto do tipo PCL (Portable class Library) onde iremos desenvolver praticamente quase todo o nosso código quando utilizamos o XF (Xamarin Forms).



Bom, agora podemos executar nosso projeto, basta setar o projeto Android com o startup e se estiver com algum emulador criado selecionar ele, ou então algum aparelho conectado a alguma entrada usb do seu computador.



Executei o projeto Android e o UWP e o resultado foi esse abaixo.


Bom pessoal, espero que esse post ajude alguém que está com dificuldades de montar o ambiente, e em breve estarei postando muito conteúdo legal sobre o nosso amado Xamarin, até mais o/

Artigos relacionados

0 comentários:

Postar um comentário