terça-feira, 2 de maio de 2017

O que é Xamarin?


Olá pessoal, sou Felipe Muniz e hoje vamos falar sobre o que é a Xamarin.

A Xamarin foi fundada em 2011 por Miguel de Icaza, nada mais nada menos que o criador do Gnome e do Mono, que é também um dos diretores do .NET Foundation.

Para desenvolver em Xamarin inicialmente tínhamos que comprar licenças de desenvolvimento, mas em fevereiro de 2016 a Microsoft anunciou a compra da empresa, tornando o uso da plataforma gratuita e open-source.

Atualmente existem mais de 3 bilhões de smartphones no mundo, e cada dia que passa milhões de novos smartphones são despejados no mercado.  Desenvolver para dispositivos moveis têm se tornado um grande desafio devido a grande diversidade de dispositivos, sistemas operacionais e suas versões. Com isso temos linguagens e ambientes de desenvolvimento muito diferentes.

Na imagem abaixo podemos observar o problema do desenvolvimento para dispositivos moveis.


Desenvolver um APP que alcance todo o público é um problema a ser vencido, precisamos que ele funcione em IOS, Android e Windows Phone que são os SOs mais rodados em smartphones no mundo. Mas para resolver isso é preciso programar em Java, Swift e C#, então o problema se agrava pois precisamos de uma equipe de desenvolvedores experiente para cada uma das linguagens, ou seja o mesmo código vai ser repetido em varias linguagens.

É ai que entra o nosso delicioso Xamarin, com ele conseguimos o reaproveitamento de código entre Windows Universal Plataform (Todo dispositivo que roda windows 10, incluindo Xbox e Raspberry), Windows Phone, Android (Todo dispositivo que roda Android, Incluindo Tv's e SmartWatchs) e também com o IOS e Apple Watch. E já está em desenvolvimento a nova versão que vai dar suporte também a o sistema da Tizen da Samsung. O Xamarin foi feito para você desenvolver utilizando a linguagem C# e todas as vantagens do .NET Framework.



Na imagem acima podemos ver que a utilização do Xamarin nos proporciona algumas vantagens:
  • Custo menor
  • Menor tempo de desenvolvimento
  • Rápida curva de aprendizagem
  • Maior produtividade
Com o Xamarin podemos criar aplicativos nativos nas principais plataformas do mercado, utilizando uma IDE(Visual studio e no Mac) e apenas uma linguagem que é o C#.


Vídeos






Artigos relacionados

Um comentário:


  1. Wow, amazing weblog structure! How lengthy have you ever been running a blog for? you made blogging glance easy. The total look of your site is excellent, let alone the content!
    yahoo mail login

    ResponderExcluir