domingo, 24 de julho de 2022

Introdução ao DotNet




Olá pessoal, eu sou o Felipe Muniz, e hoje estarei introduzindo o nosso amado DotNet, para uma série de aulas e postagens sobre os diversos frameworks de desenvolvimento que iremos abordar no futuro.

Bom, a ideia inicial do que seria o DotNet nasceu em 1996 (26 Anos atrás), quando a Microsoft iniciou uma parceria com a Sun para utilizar o Java nos seus produtos do Windows, assim o engenheiro Anders Hejlsberg foi contratado pela Microsoft para a criação do J++, um Java customizado para dar total suporte ao C++ do Windows.

Mas essa parceria durou poucos meses, pois a Sun queria que essa customização do J++ estivesse no Java multiplataforma e não apenas para o Windows como a Microsoft estava criando, então a parceria acabou, o J++ foi descontinuado, e o Anders ficou trabalhando em algo próprio para a Microsoft, sem a presença do Java.

4 anos depois em 2000 Microsoft anuncia oficialmente a primeira versão do DotNet  Framework 1.0, a linguagem C#, o AspNet WebForms, o VB.Net e a primeira versão do Visual Studio, chamado "VS.NET".
Dessa forma todo o ambiente DotNet foi estruturado, totalmente focado no Windows e plataformas da Microsoft, nos anos seguintes vieram as evoluções e diversos frameworks que rodam em cima do DotNet.

Em 2004 um engenheiro chamado Miguel de Icaza, cria um projeto chamado "Mono", onde o DotNet totalmente focado no Windows, foi executado em ambientes Linux, e MacOS, dessa forma o Mono passou a ser muito utilizado pelos amantes do DotNet para o desenvolvimento de aplicações multiplataformas utilizando as tecnologias da Microsoft.

Logo após em 2005 tivemos o lançamento das versões 2 e 3 do DotNet, e também o lançamento da primeira versão da Unity, a primeira engine para desenvolvimento de jogos multiplataforma utilizando o DotNet graças ao Mono.

Em 2010 nós tivemos o lançamento da versão 4 do DotNet, além do novo framework para desenvolvimento web da Microsoft, o AspNet MVC, também tivemos o lançamento do Visual Studio 2010 e da Unity 3.0 logo em seguida.

Em 2011 e 2012 o Miguel de Icaza aparece novamente com mais um projeto inovador para os desenvolvedores DotNet, o Xamarin, que permite com que seja desenvolvido aplicações mobiles nativas utilizando o DotNet C#, ainda rodando em conjunto com o Mono. A Microsoft anuncia o lançamento da versão 4.5 do DotNet que foi a mais utilizada por vários anos, junto com a mais nova linguagem funcional F#, e o Visual Studio 2012, de outro lado a Unity Anuncia a versão 4.0 da Engine.

Em 2014 tivemos uma mudança de CEO da Microsoft, para o Satya Nadella, onde a mesma anunciou o foco em projetos OpenSource, Nuvem e desenvolvimento multiplataforma com o futuro DotNet Core.

Em 2015 e 2016 tivemos os lançamentos do DotNet 4.6, AspNet MVC 5, Visual Studio 2015, Unity 5.0, a primeira versão do DotNet Core/Asp.Net Core, e o famoso anuncio da compra do Xamarin pela Microsoft, tornando-o assim o framework open source e totalmente acoplado ao Visual Studio.

Em 2017 tivemos os lançamentos do DotNet 4.7, DotNet Core 2.0, Unity 2017 que passou agora a ter versões anuais, e o Visual Studio 2017 que passou a ter uma versão Community grátis para qualquer desenvolvedor conseguir trabalhar.

Em 2018 e 2019 tivemos alguns lançamentos do Visual Studio 2019, DotNet 4.8, DotNet/AspNet Core 3.0, a primeira versão do DotNe standard para compartilhamento de código entre todas as versões do DotNet Core e do DotNet Framework, o lançamento da Unity 2018 e 2019, lançamento do WinUI 1 e 2 que foi desenvolvido para reaproveitamento de componentes gráficos durante a criação de aplicações desktop para todas as versões do Windows, e o lançamento do famoso Blazor que é um framework para desenvolvimento Web Single Page Application (SPA) e também Web Assemblie (WASM) utilizando DotNet.

Em 2020 foi anunciado os lançamentos dos novos Unity 2020, WinUI 3 e o DotNet 5 que unificou todas as versões do DotNet Framework, DotNet Core e DotNet Standard em apenas uma, sendo o principal DotNet que é totalmente multiplataforma.

Já em 2021 tivemos o lançamento da Unity 2021, Visual Studio 2022, e a nova versão do DotNet 6. E hoje em 2022 estamos aguardando os lançamentos das releases do Unity 2022, .DotNet 7 e MAUI. 

Hoje com o DotNet totalmente unificado e multiplataforma, nós conseguimos desenvolver para diversos sistemas e plataformas diferentes utilizando o mesmo framework, as mesmas bibliotecas e a mesma linguagem de programação.


Além da grande melhoria de performance que tivemos com o passar dos anos e com as diversas evoluções do DotNet, contamos com uma velocidade de até 10 vezes maior que o Node.js que é muito utilizado hoje no mercado.

Com o atual C# 10, obtivemos uma maior simplicidade na escrita do código, conseguindo assim mais código com menos linhas.


A partir do DotNet 5, foi introduzido o HotReload de código DotNet, sem a necessidade de ter que recompilar sua aplicação para ter o resultado daquela alteração de código.

Nos próximos posts irei dar inicio a algumas series de desenvolvimento com alguns dos principais frameworks e tecnologias do DotNet.


Referências: 
Announcing .NET 6 - The Fastest .NET Yet - .NET Blog (microsoft.com)
What Is New In .NET 6.0 (c-sharpcorner.com)

Artigos relacionados

0 comentários:

Postar um comentário