domingo, 7 de agosto de 2022

C# - Constantes e Conversões de Tipos de Dados


Aula no Youtube: C# - Constantes e Conversões de Tipos de Dados

Olá pessoal, eu sou o Felipe Muniz, e hoje estarei explicando a diferença entre constantes e variáveis, e também a converter tipos de dados.

Como vimos na aula anterior, nós conseguimos criar variáveis e definir alguns tipos para os dados dessas variáveis, assim como a variável, nós conseguimos alocar um valor na memoria utilizando as constantes, as constantes diferente das variáveis, o seu valor que foi alocado na memoria, não poderá ser alterado, ou seja ele é imutável, constante, já as variáveis nós conseguimos a qualquer momento do código alterar os valores das mesmas.

Para declarar uma constante no C#, nós teremos que adicionar a palavra reservada const antes da definição do tipo.

Ex: const double PI = 3.14151617;

Além disso podemos estar trabalhando com conversoes de valores, tanto de variaveis quanto de constantes, nesse exemplo podemos pegar o valor de PI que é double e converter para int.

Ex: int piConvertido = (int)PI;

Nós chamamos isso de conversão explicita, onde realizamos a conversão manualmente passando o tipo que queremos converter entre parênteses antes do valor a ser convertido.

Já uma conversão implícita seria uma conversão onde não precisamos informar manualmente que algo está sendo convertido, e sim via intepretação de código o próprio compilador já identifica que o valor vai ser convertido automaticamente como no exemplo abaixo:


Ex: int idade = 26;

Ex: int peso = 80;

Ex: double resultado = idade + peso;

Dessa forma o resultado é do tipo Double mas o calculo foi realizando utilizando duas variáveis do tipo inteiro, e em nenhum momento eu informei alguma conversão manualmente.

Espero que vocês tenham gostado e até a próxima aula.

Referências: .NET | Free. Cross-platform. Open Source. (microsoft.com)

Artigos relacionados

0 comentários:

Postar um comentário