quarta-feira, 10 de agosto de 2022

C# - Estrutura de condição IF


Aula no Youtube: C# - Estrutura de condição IF

Olá pessoal, eu sou o Felipe Muniz, e hoje estarei explicando como funcionam as estruturas de condições utilizando o IF, ELSE e ELSE IF na linguagem C#.

Basicamente nós iremos começar a adicionar algumas condições lógicas no nosso código, como por exemplo verificar se um E-mail e Senha informados pelo o usuário, são realmente validos para que um Login seja efetuado na nossa aplicação.

Para realizarmos esse tipo de verificação iremos utilizar a palavra reservada if que funciona basicamente da mesma forma na maioria das linguagens de programação, o if permite a realização de checagens lógicas, utilizando os operados lógicos que já vimos em aulas anteriores, irei deixar um exemplo de uma verificação de e-mail e senha logo abaixo.

EX: var email = Console.ReadLine();

EX: var senha= Console.ReadLine();

EX: if (email == "Felipe@email.com" && senha ==  "1234") 

{

    Console.WriteLine("Usuário Felipe logado com sucesso!");

}

Neste exemplo foram capturados o E-mail e a Senha do usuário, e realizado uma checagem utilizando o if, se o e-mail e a senha estão de acordo com a nossa condição lógica. Se estiverem será escrito na tela a mensagem "Usuário logado com sucesso!".

Mas e se essa condição não for verdadeira? é ai meus amigos, que entram as utilizações do else e else if. else sempre será executado quando nenhuma condição do if for atendida. E o else if servirá para adicionarmos mais condições só que em ifs separados, mas na mesma estrutura lógica, como segue o exemplo abaixo.

EX: var email = Console.ReadLine();

EX: var senha= Console.ReadLine();

EX: if (email == "Felipe@email.com" && senha ==  "1234") 

{

    Console.WriteLine("Usuário Felipe logado com sucesso!");

}
else if (email == "Mario@email.com" && senha ==  "4321") 

{

    Console.WriteLine("Usuário Mario logado com sucesso!");

}

else 

{

    Console.WriteLine("E-mail ou senha inválidos!");

}


No nosso segundo exemplo, adicionamos mais um e-mail e senha para serem verificados, só que agora no else if, dessa forma é verificado primeiro if, e depois o else if, caso o if nao seja verdadeiro, e assim por diante, até chegar no else.


Bom pessoal, espero que vocês tenham gostado e até a próxima aula.

Artigos relacionados

0 comentários:

Postar um comentário